O R é um programa livre multiplataforma para análises estatísticas que pode ser baixado em seu site ou adicionado na lista de repositórios de máquinas linux. Suas possibilidades de aplicação em diversas áreas são praticamente ilimitadas.
Neste blog postarei o resultado de minha experiência em sua utilização nas áreas de dinâmica de populações de peixes, ciência pesqueira e ecologia.
As postagens deste blog se destina, além de mim mesmo, a iniciantes no R e alunos da minha área de atuação.
Aprendi muito em livros e nas listas de discussão R-help e a R_STAT, mas ainda tenho muito pela frente. Agradeço desde já qualquer contribuição.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como importar dados da área de transferência (clipboard)

Uma forma simples de transferir dados de uma planilha (Excel, Calc, etc.) para o R é através da área de transferência (clipboard) através da seguinte função:
read.delim("clipboard",dec=",",header=T)

“clipboard” indica que os dados estão na área de transferência, dec=“,” que é utilizada a vírgula como separador decimal e header=T que a primeira linha contém títulos das colunas.

Considere que em uma planilha você tem os dados

Ct    Pt      Sexo
186  81,0   M
192  88,7   F
195  78,4   M
197  101,2 F
199  77,6  M
199  92,3  M
200  90,3  M
200  91,3  M
202  87,6  M

Selecione a área da planilha com os dados e copie (Ctrl C). No prompt do R escreva read.delim("clipboard",dec=",") e pressione Enter. Os dados estarão transferidos.

Também podemos fazer com que os dados da primeira coluna sejam importados como o nome das linhas, o que é útil em análises multivariadas. Para isto inserimos o parâmetro row.names=1

Para que os dados transferidos fiquem disponíveis devemos atribuí-los a um objeto: dados <- read.delim("clipboard",...) 

2 comentários:

  1. e o contrário? como importar um conjunto de dados do R para um outro local? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina, acho que você quer exportar não é?
      Você pode marcar o que quiser no R, dar um Ctrl+C e em um programa como o Excel dar um Ctrl+V ou usar funções como write.table.
      Veja http://www.statmethods.net/input/exportingdata.html

      Excluir