O R é um programa livre multiplataforma para análises estatísticas que pode ser baixado em seu site ou adicionado na lista de repositórios de máquinas linux. Suas possibilidades de aplicação em diversas áreas são praticamente ilimitadas.
Neste blog postarei o resultado de minha experiência em sua utilização nas áreas de dinâmica de populações de peixes, ciência pesqueira e ecologia.
As postagens deste blog se destina, além de mim mesmo, a iniciantes no R e alunos da minha área de atuação.
Aprendi muito em livros e nas listas de discussão R-help e a R_STAT, mas ainda tenho muito pela frente. Agradeço desde já qualquer contribuição.

domingo, 2 de outubro de 2011

Utilização do RKWard

O RKWard é uma órima interface para o R. É a que mais utilizo.

Além tornar algumas funções básicas acessíveis através de menu (algo que nunca utilizei), possui um ótimo editor de script e outras funcionalidades. Por exemplo o editor de script indica os parâmetros de cada função e verifica os parêntesis. Também torna-se mais fácil exportar gráficos para diversos formatos.
O RKWard está nos repositórios de diversas distribuições Linux e pode ser facilmente instalado por um gerenciado de pacotes como o Synaptic.

No entanto, dependendo da versão do R instalada, o RKWard pode passar a indicar ao final de cada linha o aviso "Erro: unprotect(): somente 1 itens protegidos" ou outras mensagens erros. Isto ocorre se a versão do R não for compatível com a do RKWard.


O RKWard está em inglês e roda no Linux. Em seu site é indicada uma forma de utiliza-lo no Windows.

Para resolver este problema a versão do RKWard deve ser atualizada pela versão mais nova disponível. Detalhes pode ser obtidos em http://rkward.sourceforge.net/

Por exemplo, no Ubuntu, pode-se adicionar o repositório indicado no PPA em https://launchpad.net/~rkward-devel/+archive/rkward-stable-cran (versão estável) ou, em último caso, em https://launchpad.net/~rkward-devel/+archive/rkward-devel-cran (versão em desenvolvimento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário